Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro


Echolink CS5GART-L desligado e substituído pelo repetidor CQ0URTD-R

23-06-2013 17:39

 

 

 

Depois de dois anos de atividade do link CS5GARTD-L em 434.700MHz, a direção da ARETD decidiu fechar o ciclo experimental deste projeto em maio, optando por não renovar a sua licença.
 
No seu lugar entrou em operação, há pouco mais de três semanas, o repetidor UHF CQ0URTD-R, na frequência de 438.700MHz (-), tom 123. Esta estação de uso comum encontra-se no mesmo local do antigo link, cortesia do seu responsável, Manuel Moreira CT2HMR.
 
O projeto encontra-se em estado experimental, estando a direção da ARETD a efetuar contatos com várias instituições locais para a sua instalação num local que permita maior cobertura.
 
Testes realizados até ao momento apontam para excelente cobertura na cidade de Amarante, ao nível do rio Tâmega, vale do rio Ovelha e a cidade de Marco de Canaveses.
 
Este repetidor encontra-se registado na rede de Echolink de forma permanente mas, ao contrário do antigo link, não está ligado a qualquer conferência.
 
A direção da ARETD decidiu desta forma porque sente que o repetidor melhor serve, nesta configuração, os radioamadores da região do Baixo Tâmega, nomeadamente aqueles fora do alcançe RF ou mesmo da área.
 
Contudo, os utilizadores têm a liberdade de ligar o repetidor à sala da sua escolha, por via de comandos DTMF, desde que assumam o compromisso de o desligar assim que concluirem a sua utilização.
 
Do lado da internet, o repetidor aceita até um máximo de cinco ligações de utilizadores individuais, estando excluídos links, repetidores e conferências.
 
Este projeto está a ser possível graças à colaboração de vários membros da ARETD, que doaram equipamento, tempo e dinheiro para a sua concretização:
 
Manuel Moreira, CT2HMR
 
Fernando Rebelo CT2ITG
 
Manuel Pereira CT1ENF
 
Paulo Teixeira CT2IWW
 
A direção agradece ainda a cooperação da REP-Porto, na pessoa de Luciano Melo, CT1HHP, e do Grupo Radioamadores e Comunicações de Emergência Porto, na pessoa de Armando Oliveira, CT1FWZ.

 

—————

Voltar