Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro


ARETD participou em Field Day da REP - Porto no âmbito do Dia Mundial do Radioamador

27-04-2015 10:55

Paulo Teixeira, CT2IWW e Nuno Freitas, CT2IUV, participaram numa demonstração pública de radioamadorismo no passado dia 18 de abril, no Parque da cidade, no Porto.

Os dois radioamadores, ambos sócios e membros dos corpos sociais da ARETD, fizeram parte deste evento, realizado pela Delegação do Porto da REP no âmbito do Dia Mundial do Radioamador e ao qual a ARETD se associou.

Apesar do tempo pouco simpático para atividades ao estilo de Field Day, as demonstrações dos dois sócios da ARETD, tal como as restantes estações que ali foram montadas, atraíram a atenção de radioamadores da região do Grande Porto que ali se deslocaram.

Paulo Teixeira demonstrou algumas das capacidades do sistema de APRS, operando uma estação base e uma outra, portátil, totalmente independentes de ligações à Internet.

Por seu lado, o Nuno instalou a sua estação portátil QRP com que realiza ativações de serras portuguesas no âmbito do programa Summits on the Air. Em especial destaque esteve a antena que montou para este efeito, uma delta loop para os 20 e 17 metros.

A demonstração contou também com o apoio de Manuel Moreira, CT2HMR, e Fernando Monteiro, CT2ILD que cordialmente cederam equipamento para que fosse possível montar as duas estações de APRS com a tecnologia mais recente para este tipo de comunicações.

A ARETD, através da sua direção, saúda a iniciativa da REP – Porto e relembra que a colaboração entre esta delegação e os radioamadores do Baixo Tâmega remonta a anos anteriores à formação da própria Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro e sublinha que a cooperação com outras entidades associativas relacionadas com o radioamadorismo é fundamental para a proteção e valorização dos interesses dos radioamadores portugueses.

 

 

—————

Voltar