Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro


Balanço da atividade SOTA CT/DL-015

07-05-2012 21:23

Caros colegas, 

 
Obrigado a todos os que, via rádio e em pessoa, participaram no passado dia 29 de abril na ativação Summits On The Air (SOTA) referência CT/DL-015, em Amarante.
 
 
Em jeito de balanço, realizei 146 contatos entre os quais se contaram à volta de 70 nos 40 metros e os restantes nos 20 metros e ainda um nos 10m. A adesão portuguesa foi boa, na minha opinião, mas gostava de ver mais pessoal a aparecer. Espero que a atividade de hoje tenha despertado mais interesse neste programa e que resulte em mais radioamadores nacionais a ativar e a contatar referencias SOTA no futuro.
 
A meteorologia ajudou bastante, embora ao redor do local tenha assistido a várias tempestades longínquas que só ao final da tarde é que mudaram de rumo, na minha direção. Isso custou-me os 10 metros mas sinceramente, a propagação não estava nada boa naquela banda.
 
Dado que esta referência se encontra a cerca de mil metros do meu QTH, aproveitei a ocasião para testar (arrastar monte acima, na realidade) algum equipamento extra, nomeadamente as antenas de construção artesanal: um dipolo "dual-band" para 40  e 20 metros, uma vertical em fio 1/4 de onda para os 20 metros e uma "Slim Jim" vertical para os 10. Ambas as verticais montaram num mastro em fibra de vidro de 12.5 metros.
 
O dipolo foi muito útil em ambas as bandas, a vertical 1/4 "brilhou" durante a tarde mas dada a sua natureza, sofreu bastante com o ruído atmosférico de um dia muito instável.
 
O resto do equipamento consistiu num muito fiável Icom IC706 alimentado por duas baterias SLA de 12v 7Ah ligadas em paralelo, o que me permitiu operar durante todo o dia. 
 
Gostaria de aproveitar a ocasião e agradecer aos seguintes colegas pelo apoio na operação:
 
CT2HMR, que visitou o local, deu uma mão na montagem e afinação das antenas e ainda tirou fotografias
CT2IJB, que já me tinha facilitado as duas baterias SLA e também visitou o local e deu uma mão com as antenas. E também tirou fotografias.
CT1ENF, que disponibilizou o muito útil analizador MFJ-259 para afinar as antenas caseiras no local
CT2FUO pelo contato em 10m, o único do dia :)
 
E os restantes colegas que, às 10:30 em ponto, já chamavam pelo meu indicativo e fizeram os spots no Cluster.
 
E para finalizar, umas imagens, que irão ser mais nos próximos dias, à medida que me vão sendo enviadas:
 
 
- Paulo Alexandre Teixeira, CT2IWW

—————

Voltar